sexta-feira, 25 de março de 2011

Parmalat - Uma história vencedora no Marketing e nas campanhas publicitárias

Investir forte em marketing e contratar bons profissionais para compor uma boa campanha publi9citária é certo que bons resultados virão, assim fez a Parmalat, empresa Italiana do ramo alimentício, muito forte em produtos Laticineo.

Sua trajetória Publicitária no Brasil, começou a ficar forte no inicio dos anos 90 quando a empresa decidiu apostar forte no marketing esportivo, e fez uma parceria histórica e vencedora com a Sociedade Esportiva Palmeiras, Clube do futebol paulista, parceria que durou mais de 10 anos com muitos títulos e muita divulgação de sua marca que aos poucos foi tornando-se o Leite mais vendido do Brasil, diziam que era um marketing de risco, pois torcedores rivais do Palmeiras, como por exemplo do Corinthians e do São Paulo que poderiam recusar a marca por causa da rivalidade entre eles, mas não foi o que aconteceu, com as conquistas realizadas pela parcerias, os torcedores rivais comentavam muito sobre essa parceria a mídia esportiva e jornalistas faziam muitas e muitas matérias referente a parceria Palmeiras/Parmalat e isso despertava a curiosidade dos consumidores a consumir os produtos da empresa, e o marketing da empresa enfim alcançou seu primeiro objetivo.

Agora estava faltando as campanhas publicitárias, até que em 1995, a empresa agenciada pela DM9DDB criaram os "MAMÍFEROS DA PARMALAT" e rapidamente virou sucesso de mídia nesta época e por uns 3 anos essa campanha foi umas das mais lembradas dos consumidores, o comercial contava com presenças de crianças vestidas de bichinhos e tomando o leite Parmalat, seu principal produto.

Nesta turminha de Mamíferos tinha o elefante, porco, gato, rinoceronte, macaco, panda, vaquinha, foca, urso, cachorro, e o leão onde eles parecem no vídeos brincando e tomando o leite Parmalat, com uma jingle que ficou na cabeça dos consumidores e um bordão que foi sucesso garantido o "Tomou?"

O sucesso da campanha foi tão grande que a empresa decidiu aproveitar os mamíferos e com uma brilhante ideia de seu marketing, decide levar os Mamíferos da Parmalat para as casa do consumidor. O projeto aconteceu em todo território Nacional, a empresa desenvolveu os "Mamíferos de Pelúcia" onde o consumidor juntava 20 códigos de barras de Qualquer produto Parmalat e mais R$ 8,00 reais e assim adquiria um dos bichinhos de pelúcia da coleção, só pra se ter uma noção do sucesso, foram trocados mais de 15 milhões de Bichos de Pelúcia, durante a promoção, resumindo a campanha foi uma estratégia muito inteligente e muito criativa do marketing da empresa e uma campanha de mídia belíssima da agência DM9DDB, o que fez a marca na época ser umas das principais empresas de alimentos do país.

Letra da Jingle abaixo do video para você acompanhar cantando com 1º filme publicitário da campanha, o histórico "Mamíferos da Parmalat"


   

“O Elefante é fã de Parmalat 
O Porco cor de rosa e o Macaco também são
O Panda e a Vaquinha só querem Parmalat
Assim como a Foquinha o Ursinho e o Leão
O Gato mia
O Cachorrinho late
O Rinoceronte só quer leite Parmalat
Mantenha o seu filhote forte “vamo” lá
Trate seus bichinhos com amor e Parmalat
Tomou?”
Já o segundo vídeo foi lançado em 1997  com a presença do Ronaldo Fenômeno, onde ele chega ao time e é saudado pelos mamiferos "Bem Vindo ao Time Parmalat"


E o terceiro filme da campanha dos mamíferos veio depois de mais de 10 anos do lançamento do primeiro e com uma excelente idéia do marketing e da agência DM9DDB em trazer os mamíferos já adultos e mostrar como os bichinhos cresceram depois de tomar muito leite, como diz a frase no final "Tomou?", "ooooh", além de fazer uma alusão com eles em que mostra como a empresa cresceu muito, mostrando vários produtos da atual linha da Parmalat, essa campanha ao todo foi sensacional, isso é publicidade, para quem gosta, é muito agradável ver como nós brasileiros somos bons nisso. 



 Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites



3 comentários:

  1. excelente informação, mas para deixar ela mais perfeita, saiba que a terceira campanha foi feita pela Africa e não pela DM9

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