terça-feira, 8 de março de 2011

A Google está Indo Pelo Caminho Certo? - Tentando Salvar o Orkut

O Brasileiro Victor Ribeiro, Engenheiro, que hoje é chefe do Orkut, rede Social da Google, concedeu uma entrevista para a Revista Veja onde conta que durante o primeiro semestre deste ano, fará vários planos de ação para conter aqui no Brasil o avanço do rival Facebook, maior rede social e lider em praticamente todos os mercados. Leia AQUI a matéria que o Engenheiro Brasileiro concedeu para a Revista Veja. 

O Orkut hoje tem por volta de 87 milhões de usuarios no mundo sendo que 50 milhões são brasileiros, já o Facebook no mundo tem 500 milhões de usuários e no Brasil já conta com 13 milhões como mostra o gráfico abaixo:

Li a entrevista e logo foi aparecendo algumas dúvidas, por exemplo não entendo por que o Orkut quer apostar só no Brasil, ja que a nossa população não chega nem a metade do público que o Facebbok já tem, o Orkut sempre está lançando alguma novidade e mesmo assim nao consegue mais atigir novos públicos por que já é considerado ultrapassado, no mundo da internet e tecnologia, o produto quando chega aos seus 5 anos já é considerado velho e ultrapassado, por ser um mundo que se renova a cada instante. 

Analiso com uma estratégia errada da Google em querer apostar no Orkut ainda, talvez é a hora da empresa mostrar para o mundo quem relamente é a google, quem relamente está no poder, criando algo novo, uma nova rede social com novas ferramentas e mais inovadora, o Facebook já tem há mais de 2 anos já é adulto e logo ficará velho, ai sim seria a grande oportunidade da Google tomar de volta a liderança, mas se ela espera que o Orkut fará isso, acho um grande risco e na minha opinião o Orkut morre bem antes do Facebook, e quando chegar a hora do Facebook morrer, a Gigantesca Google ficará sem nada para colocar no lugar e uma outra aparecerá e tomando o posto por mais alguns anos.

Essa é minha opinião e meu ponto de vista em Marketing, não apostaria no que está perdido, conhecendo como é o mundo da tecnologia.


Texto de Publicidade e Propaganda

2 comentários: