segunda-feira, 14 de março de 2011

Experimenta, Experimenta! - Nova Schin O sucesso de uma Campanha polemica e proibida

Experimenta, Experimenta! Experimenta, Experimenta! Experimenta, Experimenta!
Em 2003 a Schincariol resolve lançar uma nova cerveja para seu grupo, deletando de vez a cerveja que levava o nome completo da empresa, o grupo então cria a "Nova Schin", e contrata a agência Fischer América, a mesma responsável pelo pelo slogan "Brahma: A Número 1. 
 
Setembro de 2003 uma mega campanha é criada para a nova cerveja da Schincariol, entrando para história da nossa publicidade, mas antes da megacampanha entrar em vigor, foram criados dois videos pela Fischer em que anunciava sem revelar a marca, que uma nova cerveja estava chegando, e quase um mês depois enfim em uma mega campanha é revelada a nova marca de cerveja que estava entrando no mercado, A "Nova Schin".  
 
Para a campanha um video de 90 segundos  entra em rede nacional para todas emissoras aberta no país apresentando ao público o conceito de "EXPERIMENTA!", repidamente o bordão Experimenta, Experimenta! cai no gosto do público e se torna um sucesso com grandes repercussão e colocando o produto na mente dos consumidores que realmente queriam "Eperimentar" o produto e a cerveja na época torna-se um sucesso de vendas, nesse video são apresentados atores como o Thiago Lacerda e Alinne Moraes, Fernanda Lima, Luciano Huck e o principal deles o Cantor e Compositor Zeca Pagodinho que até então era fiel a Brahma, o que gerou mais polêmica ainda na campanha, principalmente quando o video mostra uma pessoa no ouvido de Zeca falando repetidamente o Bordão Experimenta, Experimenta! ate convence-lo a experimentar a Nova Schin e fazer sinal de positivo para o novo produto como mostra o video abaixo da campanha. 
 

Pouco tempo depois o CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) entra em ação editando novas regras para a comunicação de bebidas alcoólicas, Proibindo o termo Experimenta da propaganda da Nova Schin, e então surge mais uma nova sacada da campanha lançando outro conceito "Essa é a Nova" e cria um novo video para a campanha onde as pessoas produzem 4 ruidos que transmitem para nossos ouvido as silábas "Ex-pe-ri-men" e no fim da performace levantam o braço e no ruido que essa ação transmite a ultima silába da palavra o "ta", completando o bordão Experimenta, Experimenta! que foi proibido pelo CONAR na propaganda anterior, uma sacada genial, para driblar os olhos atentos do CONAR, Assista abaixo o segundo video da campanha da Nova Schin, campanha que entrou para a história da publicidade brasileira e que serve de referência para as aulas de quem faz PP, Publicidade é isso, é estratégia, criatividade, ser corajoso e estar preparado para sair mais forte ainda de eventuais situações, como essa da Nova Schin.


 
 Texto escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites


Nenhum comentário:

Postar um comentário