sábado, 12 de março de 2011

Havaianas - Um Exemplo do que a Publicidade é capaz

Hoje eu quero falar um pouco do que uma boa estratégia de publicidade é capaz de transformar, no caso aqui que quero comentar é sobre as Sandálias Havaianas produzida pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa e a grande transformação que ela teve no decorrer dos anos, principalmente  a transformação de sua classe social, de como era chamada antigamente de "chinelo de pobre", para "As Legitimas", frase que se tornou slogam da marca.

 
Foto: Havaianas Tradicionas

Quando as Havaianas veio para o mercado o seu público alvo era as classes mais pobres do país, muito pelo fato do seu baixo preço e pelo tipo de material que era, uma sandalha simples de borracha com tiras, mas a empresa queria mudar, tinha o desejo de conquistar outras classes para alavancar sua marca, e ai que entra o poder da propaganda e de boas campanhas.

Para poder conquistar as outras classes, investiram em propagandas com muitos artistas famosos, como Fabio Assunção, Daniele Cicarelli, Luana Piovani, Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini, entre muitos outros famosos, e além do Luciano Hulk apresentar seu progama o Calderão do Hulk de havaianas, e não é que a idéia deu certo! hoje a Havainas é usado por todas as classes sociais, apartir do momento em que as pessoas Assistiam pessoas famosas usando o tal "chinelo de pobre", esse preconceito foi quebrado, e as pessoas que se identificavam com os artistas passou a usar as Sandalhas Havaianas, e assim foram criados vários modelos e cores superdiferentes para a sandália.

Foto: Havainas e seus novos modelos e cores

Uma campanha que marcou muito foi quando lançaram o tema "Todo mundo usa Havaianas em que o ator Luiz Fernando Guimarães flagrava personalidades famosas usando as sandalhas, apartir dessa campanha que o preconceito com o produto começou a ser quebrado e hoje as Havaianas possui 80% do mercado brasileiro de chinelos de borrachas, produzindo anualmente cerca de 162 milhoões de sandálias, e ja exportando para mais de 80 países, e presente nos cincos continentes.

O video Abaixo mostra o Luiz Fernando Guimarães Flagrando a Malu Mader usando Havainas, uns dos filmes da Camapnha "Todo mundo usa Havaianas.

Acho a História das Havaianas um exemplo do que é o poder do marketing bem produzido, em exemplo do que a publicidade é capaz de transformar um produto, a capacidade de tirar o preconceito de uma marca e como ela é capaz de mudar a maneira de pensar das pessoas e as atitudes, por isso eu adoro o mundo da Publicidade.

Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites

Um comentário:

  1. Mais um dos seus exceletes textos, só queria destacar que hoje é possivel ir em uma loja e encontrar diversos tipos de havaianas ( com estampa, sem estampa, com pedras, sem pedras, com brilhos, sem brilhos, com corrêias de tecido outras tradicionais) Tudo para atender o mercado que segundo seu próprio texto ele soube explorar por meio do marketing.

    ResponderExcluir