"Toda família tem um primo sem noção" foi com essa frase que o Grupo Primo Schincariol, junto com a agência Lew Lara, criaram essa divertida e criativa propaganda para a o Refrigerante Schin, o anuncio mostra uma pessoa inconveniente chamado de "primo sem noção", em que ele comete uma série de gafes ao conversar com a família, e em determinados momentos destas gafes o primo sem noção aborta a esterilidade do casal, revelando ao filho que ele foi adotado, e provocando o choro da criança.
O CONAR começou a receber muitas denuncias sobre a propaganda e até que então um Grupo de Consumidores e a ANGAAD ( Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção) resolve também acionar o órgão pedindo a proibição do vídeo na TV, o grupo alegou ao CONAR que o video traz fortes cargas preconceituosas e denegridora do processo de adoção, o aspecto que é questionado é justamente o choro da criança ao descobrir pelo "primo sem noção" que ela foi adotada, e o grupo alega que desta forma o comercial provoca uma crença em que a adoção é indesejada e constrangedora.
O Anunciante e a agência Lew Lara defenderam-se da denúncia, argumentando que a intenção da denuncia não foi inferiorizar o filho adotivo em muito menos a mulher, que no caso ela é estéril e tem dificuldade de engravidar, e sim que o intuito da campanha é passar uma linguagem bem-humorada, para mostrar que toda a família tem um parente que provoca certas situações embaraçosas.
Por unanimidade os membros do conselhos acataram o parecer do relator em que o mesmo argumentou que a propaganda é feita de modo estabanado, tornando a peça muito desrespeitadora, e irresponsável socialmente e desenducativa, e com o parecer do relator e a unanimidade do Conselho de Ética em que os mesmos concordaram com a censura da propaganda, a mesma foi retirada do ar.
Abaixo o vídeo Da Nova Schin do Primo sem noção que foi censurado pelo CONAR
Confesso que achei muito engraçada a propaganda nas primeiras vezes em que assisti, mas quando fui atrás de tentar entender o por que foi censurada, é de se entender o motivo que os levaram ao grupo de consumidores e também a ANGAAD a ir atrás do órgão e pedir a censura da campanha do refrigerante Schin.
Escrito Por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
É um pouco pejorativo... Mas fiquei divida. Não acho nem bom demais pra estar no ar, nem tão pesado assim a ponto de ser proibido. Não que a adoção seja mesmo constrangedora ou algo assim, é apenas um choque para a criança saber dessa maneira. Uma gafe grave, mas apenas uma gafe.
ResponderExcluire nesse caso como a ANGAAD ( Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção entrou em ação pedindo a proibição o que a empresa tem melhor a fazer é acatar a decisão do CONAR, mesmo o CONAR o "Proibindo" se a marca quiser continuar com o comercial pode continuar, mas ai ela fica mal com seus consumidores, entao nesse caso o melhor a se fazer é acatar a decisao e retirar a campanha do ar
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