Bem, o que são os Stakeholders?. São Pessoas ou tipo de organização que tenham ou exigem, certos direitos de propriedade ou interesses, em suas atividades, e podem influenciar e impactar, positivamente ou negativamente uma empresa, isso dependerá da relação de ambos.
Existem os Stakeholders Primários e os Secundários, os primários, são aqueles que se unem os quais a empresa não pode sobreviver, como por exemplo: funcionários, clientes, fornecedores, gestores, proprietários, creedores, entre outros, e os secundários que são aqueles que afetam ou são afetados pela empresa, como por exemplo, vizinhos, a mídia em geral, sindicato, governo, concorrência, etc, e é necessário um bom relacionamento com todos eles.
Quando falamos de relacionamento com stakeholders, estamos falando de questões bastante delicadas que envolvem comunicação, política e reputação. Estamos falando, por exemplo, de leis, direitos, ética, moral, valores, impactos na sociedade e no meio ambiente e diferenças culturais.
Uma empresa é totalmente refém dos stakeholders, e ela precisa saber identificar quem são eles, pois eles podem ter uma influencia direta nos resultados e no lado social de uma empresa, e para identifica-los e lidar bem com eles, é necessário pensar como eles, observar muito, criar um canal de perguntas, que os façam entender e principalmente, criar um relacionamento e torna-lo isso bom.
Vou citar dois exemplos bem resumidos de problemas com stakeholders, para entender melhor quem são eles e como funciona essa "organização".
O Primeiro exemplo, até onde conheço um pouco da história, a empresa ainda é refém deles, além de ter um relacionamento péssimo entre ambas as partes, estou falando da VALE, pois quando foi construída, a mesma tomou um local onde havia algumas tribos indígenas, a tribo Xicrins, e essa mesmo tribo, comprou uma briga com a empresa querendo suas terras de voltas, e a Vale para tentar amenizar, propôs aos índios, que lhe dariam para cada integrante, uma quantia de dinheiro mensal por um tempo, o que foi um grande erro, pois quando acabou o prazo, os índios continuaram apertando a Vale querendo mais dinheiro para ficarem quietos, e até hoje a Vale faz esses pagamentos.
Esse tipo de ação principalmente envolvendo dinheiro, não é a melhor maneira de resolver os problemas com os Stakeholders, a Vale tinha que ter criado uma outra estratégia, a empresa primeiramente tinha que tentar pensar como eles, para entender a situação dos indígenas, fazendo pesquisas e criando um relacionamento, sem envolver dinheiro, essa atitude da Vale só fez aumentar a crise com seus Stakeholders, virando refém deles, e isso pelo jeito vai durar muito tempo ainda para serem resolvidos.
Já o segundo exemplo, é um relacionamento que acabou dando certo, a Fabrica da Natura situada na cidade de Cajamar, no inicio teve alguns tipos de problemas com seus Stakeholders, já esse caso, era mais com a prefeitura da cidade, que alegava que a empresa iria dificultar o transporte público da cidade, pois as pessoas iriam reivindicar mais acessibilidade no transporte para a região, além da empresa ter dado um impacto muito negativo no desmatamento da região.
E o que a empresa fez para resolver os problemas com os Stakeholders?
A Natura, ajudou a prefeitura de Cajamar na construção de uma ponte, pois nesse local já haviam reivindicação da população de uma ponte, a empresa fica na beira da Rodovia Anhanguera, e seria muito complicado atravessar para poder ir até o local, além da empresa contratar anualmente uma porcentagem de trabalhadores da região.
No dia a dia vão aparecendo os problemas com Stakeholders, e as empresas tem que estar preparada pra ter o melhor relacionamento possível com eles, procurar sempre uma melhor forma de resolver, para que isso nao se estenda por muito tempo como no caso da Vale, para isso é muito importante fazer pesquisas, principalmente com seus vizinhos, pois eles são os maiores Stakehorders, e que mais podem causar problemas.
Bom espero que gostem do post, e gostaria muito que compartilhassem comigo essa questão dos Stakeholders, pois a opinião de vocês é muito importante para que as pessoas que se interessarem no assunto, entendem melhor ainda a essa questão.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com / Twitter: @Rodrigo_Gueiros
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirValeu mesmo pela crítica e pela dica sobre o texto, dei uma boa revisada e detectei sim alguns erros já revisados, fico agradecido pela colaboração, estamos abertos as criticas, para sempre poder realizar um bom tema no blog
ResponderExcluirOlá, sou estudante de publicidade e gostaria de saber se você possui algum tipo de material mais didático para estudo sobre o assunto. O post me ajudou, mas preciso aprofundar o conteúdo. Obrigado !
ResponderExcluir