quinta-feira, 10 de março de 2011

Ferrari e Marlboro - Uma aula de Marketing

Há algum tempo já, não sei precisamente o ano, as propagandas de cigarros na Formula 1 foram proibidas, e assim muitas equipes deixaram de lucrar muitos milhões de dolares em propagandas e patrocinios, já que o segmento dos cigarros eram muito forte na Formula1.

Umas das equipes mais tradicionais da F1, mais precisamente a Ferrari tinha um dos contratos de patrocinios mais caros da categoria, que Atualmente gira em torno de 65 milhões de Euros por ano, com a Marlboro, um contrato vigente até 2011, é muito dinheiro envolvido e muita exposição da marca também, e para nenhum dos lados sairem perdendo ai que vem uma grande jogada de marketing, ou seja uma aula de estratégia.

O pessoal do Marketing aproveitou o vermelho da Ferrari e o vermelho e branco da Marlboro, e pintaram no carro o código de barra do maço do cigarro, e assim fizeram o mesmo com os macacões dos pilotos e mecanicos da escuderia, como mostra a foto abaixo:


Uma idéia genial, ja que a Fia não consegue arrumar meios de punir a equipe e a Philips Morris, pela propaganda "subliminar" que ambas fazem, e relamente quem acompanha a F1 consegue visualizar que aquele código de barras é a Marlboro, ja perguntei para várias pesssoas o que eles enchergam naquele código de barras pintado no carro da Ferrari, e quase que 100% delas citaram a marca de cigarros da Phillips Morris.

Existem vários processos contra as duas mas a ferrari se defende dizendo "o código de barras é parte da pintura do carro e não faz parte de uma campanha subliminar", e quem consegue aprovar o contrário, já que o nome da marca não está no carro.

Uma louvável estratégia de ambas as partes, uma aula de Marketing, e que já dura alguns anos e ninguém consegue derruba-la, na foto abaixo tem um exemplo de como era antes e o depois e comparam como ficou perfeita a publicidade.


E voês o que acharam dessa estratégia, comentem, opiniem e coloquem seus pontos de vista para discutirmos

Escrito por Rodrigo Gueiros - Publicidade sem Limites

Um comentário:

  1. isso não é marketing, é maracutaia pura, típica para ludibriar a "povice".

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