domingo, 29 de maio de 2011

Para matar a saudade - Jingle do Atroveran, cantada pelos jurados e auditório do Silvio Santos

Hoje, em pleno domingo sem fazer nada, estava assistindo ao programa do Sílvio Santos, quando me lembrei do antigo Show de Calouros, e as propagadas que lá passava, e uma delas passou na minha cabeça, era uma jingle gostosa de ouvir, e seu auditório parecia que se transformava quando a cantava, ficavam muito empolgado, assim como os jurados do programa também participava cantando a jingle, além de ver o grande Sílvio Santos cantando também.

Estou falando do famoso Jingle do analgésico e antiespasmódica, o "Atroveran", sim!! aquele mesmo com aquela musiquinha que ficava gravado na cabeça e que cantávamos junto quando assistíamos ao show de calouros, "Ai, ai ai ai, quase morri....Atorveram, tomou passou...", essa jingue concerteza é mais uma daquelas clásicas que podem ser inserida no disco das melhores da publicidade brasileira. 

abaixo confira a letra e dois vídeos da publicidade do Atroveran que passava no show de calouros do Silvio Santos no SBT, um vídeo é com o seu auditório apreciando a jingle, já no outro mostra seus jurados cantando a famosa musiquinha do Atroveran.

Letra:

Ai, ai, ai, ai, como sofri
Com uma cólica quase morri
Sorte que logo Atroveran tomei
A dor se foi, eu melhorei

Atroveran, tomou passou
Atroveran, tomou passou.


Esse video é com o seu auditório cantando em 1991


Já o segundo vídeo é de 1998, e mostra seus jurados, vale a pena ver e lembrar da linda Sônia Lima, Vagner Montes, Flor, Delcio, Sergio Malandro, e só faltou o Pedro de Lara.





Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros




sábado, 28 de maio de 2011

Se Tossir nas redes sociais, a Mucosolvan vai cuidar de você! - A comunicaçao Joy of use

Em um dia desses do mês de maio, estava eu, com uma gripe daquelas e consequentemente uma tosse desagradável e irritante que não parava, como sou um usuário nato das redes sociais, e tenho o Twitter como a minha preferida, resolvi antes de ir tentar dormir, twittar a minha tosse através da rede, e postei a seguinte mensagem no meu twitter, "Não aguento mais tossir, 2 semanas de tosse, mais uma é suspeita de tuberculose, já estou com medo", como mostra a imagem ao lado:

No dia seguinte ao abrir meu twitter, eu vejo uma mention para mim do @chute_a_tosse que dizia a seguinte mensagem com um link no final, "@Rodrigo_Gueiros Para fazer sua tosse sumir do mapa, dê um chute na tosse" , assim como mostra a imagem:


Minha curiosidade fez com que eu clicava no link da mensagem do @chute_a_tosse para ver onde isso ia parar, e entender o que eles queriam dizer, o link enfim me levou ao um hotsite, e lá estava escrito que eles me viram reclamando da tosse, convidando a participar do jogo "Chute a Tosse", a mensagem no Hotsite era assim: " Olá @Rodrigo_Gueiros, A gente viu no Twitter que você está sofrendo com a tosse. Enquanto você se livra da tosse, junte a sua galera e divirta-se no Chute a Tosse!".

Esse hotsite contém vários links entre jogos e informações sobre o tema, além de fazer campanha ao Xarope expectorante da Mucosolvan, do laboratório Boehringer Ingelheim, ao ir clicando nos links, o hotsite te leva as páginas do facebook da Mucosolvan, e para o site do seu laboratório, divulgando a mais nova inovação da marca, o Xarope Mucosolvan em cápsulas, veja as imagens abaixo do hotsite Chute a Tosse.

  

No site os vídeos explicam sobre a tosse, e como o remédio Mucosolvan é tão importante para o tratamento da mesma, reagindo bem contra ela, além de dar muitas outras informações de um jeito bem interessante e prático, que leva as pessoas a entender melhor a respeito.

Que tipo de comunicação foi essa? Essa comunicação podemos dar o nome de "Joy OF Use" que em português é o mesmo que "Diversão pelo uso", essa comunicação ela se manifesta através de uma experiência de interação e possibilidades prazerosas, divertidas e positivas durante seu uso, normalmente esse tipo de campanha vem com um design muito agradável e harmonioso, sendo inspirado pela individualidade do usuário, essa experiência tem que haver um excelente funcionamento, sem nenhum tipo de dificuldades em sua interação, ou seja se nenhum obstáculo, seguindo essas regras a Comunicação Joy of Use vai funcionar.

Imagem da página principal do Hotsite 




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros





quarta-feira, 25 de maio de 2011

Stakeholders - O que é? Quem são eles? E como lidar com a situação?

Hoje, vamos fazer um post um pouco diferente, mas que não foge do meio publicitário, vamos falar e discutir um pouco sobre os "Stakeholders", espero a colaboração de todos que passarem aqui no blog para opinar sobre esse assunto, para um melhor entendimento do mesmo.

Bem, o que são os Stakeholders?. São Pessoas ou tipo de organização que tenham ou exigem, certos direitos de propriedade ou interesses, em suas atividades, e podem influenciar e impactar, positivamente ou negativamente uma empresa, isso dependerá da relação de ambos.

Existem os Stakeholders Primários e os Secundários, os primários, são aqueles que se unem os quais a empresa não pode sobreviver, como por exemplo: funcionários, clientes, fornecedores, gestores, proprietários, creedores, entre outros, e os secundários que são aqueles que afetam ou são afetados pela empresa, como por exemplo, vizinhos, a mídia em geral, sindicato, governo, concorrência, etc, e é necessário um bom relacionamento com todos eles.

Quando falamos de relacionamento com stakeholders, estamos falando de questões bastante delicadas que envolvem comunicação, política e reputação. Estamos falando, por exemplo, de leis, direitos, ética, moral, valores, impactos na sociedade e no meio ambiente e diferenças culturais.

Uma empresa é totalmente refém dos stakeholders, e ela precisa saber identificar quem são eles, pois eles podem ter uma influencia direta nos resultados e no lado social de uma empresa, e para identifica-los e lidar bem com eles, é necessário pensar como eles, observar muito, criar um canal de perguntas, que os façam entender e principalmente, criar um relacionamento e torna-lo isso bom.
Vou citar dois exemplos bem resumidos de problemas com stakeholders, para entender melhor quem são eles e como funciona essa "organização".

O Primeiro exemplo, até onde conheço um pouco da história, a empresa ainda é refém deles, além de ter um relacionamento péssimo entre ambas as partes, estou falando da VALE, pois quando foi construída, a mesma tomou um local onde havia algumas tribos indígenas, a tribo Xicrins, e essa mesmo tribo, comprou uma briga com a empresa querendo suas terras de voltas, e a Vale para tentar amenizar, propôs aos índios, que lhe dariam para cada integrante, uma quantia de dinheiro mensal por um tempo, o que foi um grande erro, pois quando acabou o prazo, os índios continuaram apertando a Vale querendo mais dinheiro para ficarem quietos, e até hoje a Vale faz esses pagamentos.

 Esse tipo de ação principalmente envolvendo dinheiro, não é a melhor maneira de resolver os problemas com os Stakeholders, a Vale tinha que ter criado uma outra estratégia, a empresa primeiramente tinha que tentar pensar como eles, para entender a situação dos indígenas, fazendo pesquisas e criando um relacionamento, sem envolver dinheiro, essa atitude da Vale só fez aumentar a crise com seus Stakeholders, virando refém deles, e isso pelo jeito vai durar muito tempo ainda para serem resolvidos.

Já o segundo exemplo, é um relacionamento que acabou dando certo, a Fabrica da Natura situada na cidade de Cajamar, no inicio teve alguns tipos de problemas com seus Stakeholders, já esse caso, era mais com a prefeitura da cidade, que alegava que a empresa iria dificultar o transporte público da cidade, pois as pessoas iriam reivindicar mais acessibilidade no transporte para a região, além da empresa ter dado um impacto muito negativo no desmatamento da região.

E o que a empresa fez para resolver os problemas com os Stakeholders?
A Natura, ajudou a prefeitura de Cajamar na construção de uma ponte, pois nesse local já haviam reivindicação da população de uma ponte, a empresa fica na beira da Rodovia Anhanguera, e seria muito complicado atravessar para poder ir até o local, além da empresa contratar anualmente uma porcentagem de trabalhadores da região.

No dia a dia vão aparecendo os problemas com Stakeholders, e as empresas tem que estar preparada pra ter o melhor relacionamento possível com eles, procurar sempre uma melhor forma de resolver, para que isso nao se estenda por muito tempo como no caso da Vale, para isso é muito importante fazer pesquisas, principalmente com seus vizinhos, pois eles são os maiores Stakehorders, e que mais podem causar problemas.

Bom espero que gostem do post, e gostaria muito que compartilhassem comigo essa questão dos Stakeholders, pois a opinião de vocês é muito importante para que as pessoas que se interessarem no assunto, entendem melhor ainda a essa questão.






Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros






sexta-feira, 20 de maio de 2011

Programa Rio Sem Homofobia - A publicidade, e a campanha referência na América do Sul

Criado pela NovaS/B, e dirigido por Caio Albreia, da Yes Filme, o vídeo que leva o titulo de "Respeito", foi o primeiro passo dado, criado para compor a Campanha que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está lançando contra a Homofobia, a campanha "Rio sem Homofobia", e com isso a campanha já tem o seu 1º ponto positivo, ela na verdade acaba sendo referência no Brasil e no continente sulamericano , por ser a primeira campanha contra a Homofobia, assinada por um Governo de Estado da América Latina.

A campanha não para por ai, vai muito mais além de um filme publicitário, ela estará também estará nas telas de cinemas nos spots de Rádio, nas páginas de revistas, jornais, Internet, além de Banners e Folders e também estará estampadas em camisetas, bottons, bonés, etc. Programa Rio sem Homofobia é para todo contexto homossexual, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis.

Estimasse que a verba para o lançamento da campanha foi em torno de 4 milhões de reais, para compor uma divulgação em massa, no vídeo abaixo, o filme da campanha mostra dois amigos conversando e um deles observa um casal gay e começa a tirar um sarro e discrimina-los, e o outro amigo em um tom de repressão diz que não está vendo nada demais, que apenas está vendo duas pessoas, e depois entra a mensagem "Discriminação contra a LGBT, quando você não participa, não vai pra frente".


Apesar do auto valor da campanha que é de 4 milhões, o Blog Publicidade sem Limites dá apoio total a campanha Rio sem Homofobia, e parabeniza o Governo do Rio de Janeiro e ao Governador Sérgio Cabral Filho pela atitude tomada, somos contra todo o tipo de preconceitos e discriminação.




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comercial da Skol "Tortura e Sinuca" proibida pelo CONAR

Mais uma para a sessão "O CONAR proibiu", e mais uma vez é um comercial de cerveja, esse pessoal das bebidas tem causado muito trabalho ao órgão, e desta vez, a vitima dos consumidores foi a Skol, sim vitimas de consumidores, por que foi através de queixas deles, que o CONAR abriu uma representação sobre o caso, as queixas vieram de consumidores de São Paulo, Florianópolis, Natal, Rio de Janeiro, Salvador e Caratinga de Minas Gerais.

Vamos entender melhor o que aconteceu, o filme Tortura e Sinuca, o segundo filme que faz parte da campanha  Skol Geladinha e redondinha criada pela agência F/Nazca, mostra cena de um homem amarrado a uma cadeira e sendo interrogado por orientais em uma sala escura, antes de começarem a cena de "Tortura", os orientais colocam uma Skol no congelador, a cena de tortura é rápida, é só o tempo da cerveja ficar gelada, bom esse foi o conceito da propaganda, em mostrar que a latinha de 269ML é muito rápida para gelar.

As queixas partiram então da cena de tortura, o que fez com que os consumidores resolvessem denunciar a campanha por considerar que a cena de tortura do filme é desrespeitosa à dignidade humana.

A defesa se manifestou alegando que a cena é de evidente ao bom humor, sendo calcada em filmes de ação, mais tais argumentos e outros juntados pela defesa da campanha, não foram suficientes, e não convenceram a  relatora do processo a Conselheira Samira Campedell, que propôs a alteração da cena de tortura, de forma a eliminar ao alvo das reclamações dos consumidores, a cena de tortura, e o voto foi aceito por unanimidade e a decisão ficou pela alteração da cena.

Bom na minha opinião, a cena não tem nada de mais que possa chocar o suficiente para levar a uma denuncia, eu vejo pelo lado do bom humor da campanha, que já é referencia nos comerciais criado pela agência F/NAZCA para o seu cliente a Skol e a Ambev, abaixo o vídeo da campanha e tirem suas conclusões, se realmente os consumidores tiveram razões para denunciar.




Fonte: Site do CONAR, http://www.conar.org.br/


Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros




terça-feira, 17 de maio de 2011

Em um ato desesperador em salvar sua rede social, a Goolge lança um novo logo para o Orkut

Hoje, terça feira, 17 de maio, depois de longos 7 anos, a google em uma ação desesperadora em tentar ganhar novos seguidores para a sua rede social o Orkut, resolve mudar o visual de seu logotipo, pensando em uma versão mais moderna, segundo Susan Taing, Gerente de Marketing de Produto da Google, o logo traz um visual mais encorpado, mais ousado e mais maduro, já que o produto Orkut tem 7 anos de vida.

Bom, eu vejo isso como algo desesperado em salvar o Orkut, assim como escrevi em um tópico anterior no Blog, (leia-se A Google está Indo Pelo Caminho Certo? - Tentando Salvar o Orkut), não é uma mudança de um logo, ou alguns retoques no design, que vai fazer o produto bombar novamente, é preciso muito mais que isso, é preciso inovar, criar algo diferente, algo que as outras redes sociais que estão em ascensão não tenham.

Fico impressionado como a gigantesca Google não está conseguindo salvar a sua rede social, uma empresa que com seus mais de 10 anos sempre foi elogiada pela sua criatividade e sua capacidade de inovação, e de invenção, está perdendo a batalha.

Compare abaixo o novo logotipo do Orkut e o antigo e reparem se a mudança vai surtir efeito algum, o que pra mim foi apenas perca de tempo, não consigo enxergar algo promissor para o Orkut, com apenas uma mudança de logo. E vocês o que acharam do novo logo do Orkut?

Logotipo novo do Orkut



Logotipo Antigo com mais de 7 anos 




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros




Um Filme mudo para falar com o Planeta, MTV & Ogilvy

A agência Ogilvy de Portugal é chamada pela MTV para a criação de mais uma campanha pelas causas nobres, a Ongilvy, nessa época já era colaboradora há algum tempo da Emissora para esse tipo de comunicação, com alguns trabalhos em causas sociais já feitos anos antes.

E no ano de 2008 não foi diferente, quando resolveram criar o vídeo "Um Filme mudo para falar com o Planeta" que fala sobre ao aquecimento global, tema que em 2008 já era muito alarmante por todos os grandes chefes de nações, então eles resolveram elaborar uma campanha muda, onde colocam crianças e pessoas jovens para explicar a importante questão do aquecimento global, usando a linguagem de sinal (Libras) para explicar a campanha, e ao som de fundo, um som de barulho do mar, e da natureza em geral, e fato de deixar a campanha muda é demonstrar as pessoas que se não cuidarmos do nosso planeta, daqui alguns anos, não iremos mais ouvir a esses sons gerados pela Natureza, como mostra o vídeo logo abaixo.



Ao colocar pessoas conversando em sinais, o vídeo quer passar também a idéia, que os fenômenos e desastres naturais que vem ocorrendo nos últimos anos, é uma forma de comunicação que a natureza está fazendo com todos que vivem em seu planeta, são os sinais que ela mostra , que se não cuidarmos do planeta, logo isso tudo ficará mudo para sempre.

O filme foi produzido em Portugal pela Krypton e realizado pela Joana Areal, com a fotografia de Luiz Branquinho. 

Veja também o Making Off da campanha sobre a concientização do aquecimento global





Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros





sábado, 14 de maio de 2011

Jogo dos erros - Os erros de Português do comercial da Della Via Pneus

Mais uma campanha vai para  nossa sessão das "Piores Propagandas", hoje se trata da campanha criada pela agência MKT, para a publicidade de Tv da Della Via Pneus, maior revendedora de Pneus da marca Pirelli.

Na campanha tem a ótima imagem do Marcos, goleiro do Palmeiras e Pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, até ai tudo bem, mas quando começa o vídeo da campanha é que percebemos como é fraca e feito as pressas sem revisão nenhuma, reparem que no tempo 0:09, depois em uma coletiva, um jornalista pergunta ao Marcos se ele não merecia ir pra África e depois de responder vem a mensagem da promoção da Della Via e nessa mensagem é que começa a aparecer os erros gravíssimos de Português.

Agora vamos aos erros, como já tinha dito, no tempo 0:09 segundos do vídeo aparece o primeiro erro, ao escrever "África", no vídeo aparece a palavra sem acento, ficando desse jeito "Africa", logo depois mais alguns segundos a frente no tempo 0:14 segundos do vídeo, aparece de uma vez só, mais dois erros de Português, um deles novamente o nome do país africano aparece sem o acento, já no outro erro aparece quando é feito a pergunta elaborada para a promoção, a pergunta é: "Porque mereço ir para a Africa?", reparem que o porque está junto, o que esta errado, ao se fazer uma pergunta, no caso o por que? tem que ser separado e não juntos como esta no vídeo, ou seja em uma frase só 2 erros gravíssimos de português, e o certo na frase seria assim: "Por que mereço ir para África?, e o pior que a campanha foi aprovada e passada na Tv, abaixo o vídeo da Della Via Pneus, criada pela agência MKT.


Bom esse é um ótimo exemplo para os publicitários que estão no mercado e os futuros publicitários, temos que estudar muito a nossa língua, ficar muito atento as campanhas em que se tem muita escrita, para não correr esse risco de cometermos erros, lembro que uns dias atrás na faculdade, criamos um Banner, e na falta de revisão, no Banner já impresso, aparece uma palavra errada, não no caso erros de Português, mas sim por falta de atenção, a Palavra era "Argentinos" e no Banner saiu "Argentinots", com um T que não sei de onde apareceu, mas se tivéssemos prestado mais atenção , não teríamos cometido esse erro grave e assim economizava mais dinheiro e tempo.




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros

A Goolge e os Doodles - Um mundo criado através do site de Busca

Já sabemos que alterações feitas em logotipos de empresas, não é uma prática comum, são muito poucas as empresa que arriscam em alterar a imagem de seus logos, mas a Google vem fazendo essa prática com muita frequência, sem se preocupar se o logo alterado ira sofrer algum tipo de retaliação pelos seus seguidores.

No caso da Google os seus logotipos, são transformados em Doodles, que são logos personalizados que a google cria em uma data especial ou comemorativa, e é colocada na pagina principal de seu site de busca, ficando lá até o final do dia.

Hoje essa prática já é uma tradição da empresa, tanto é que nesse tempo desde a criação do site, já foram criados mais de 1000 Doodles, sendo que 300 foram especificamente para o site da própria google, nos Estados Unidos, e para o resto do mundo já foram criados mais de 700 doodles, incluindo o Brasil onde já foram registrados alguns Doodles especialmente para o nosso país, como em homenagem ao nosso Carnaval e a nossa cultura como menino maluquinho e ao Cantor e Compositor Tom Jobim, e em algumas datas comemorativas como a nossa independência.

Abaixo algumas exemplos de imagens de Doodles criado pelos artistas da Google, que ao decorrer dos anos  foram postadas no site de busca mais importante do mundo.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar


Os Doodles também apareceram em homenagem ao jogo de game maisf amoso de todos os tempos o PAC-MAM, a ilustração mostra o labirinto do jogo nas letras do nome da empresa. 

Clique na imagem para ampliar


Algumas Datas Festivas 
Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


E para o Brasil Alguns Doodles também foi criado, confire alguns Doodles especialmente para o Brasil, como Tom Jobim, Monteiro Lobato, com o seu Sitio do Pica Pau Amarelo.



Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar


Em 15 de Abril deste ano a Goolge resolveu inovar de novo, e no lugares dos já famosos Doodles a empresa resolve em homenagem aos 122 de Charlie Chaplin, criar um video, ou seja um curta metragem em preto e branco interpretado por um outro ator que fazia o papel do Carlito, sem som o curta apresenta uma pequena história envolvendo o logotipo da Google, muito boa essa homenagem e muito bem sacada essa ideia do video no lugar dos Doodles.

Clique na imagem para ampliar

Querem conferir mais Doodles? é só entrar no site da google todos os dias, quem sabe você não tem uma surpresa e se depara com um Doodle novo.



Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros



sábado, 7 de maio de 2011

MTV anima balões para celebrar seus 21 anos aqui no Brasil

A MTV Brasil em parceria com a agência Loducca, trabalho dirigido por Dulcidio Caldeira da ParanoidBR, em comemoração dos 21 anos da emissora aqui no Brasil, criam uma idéia muito criativa e engenhosa para criar um vídeo em divulgação da data festiva da MTV brasileira.

Lembrando um pouco as aulas de educação artística em que criávamos desenhos em bloquinhos de caderno e folheávamos para que a imagem se movimentava, a MTV então resolveu inovar ao criar seu storybord, e fazer esses desenhos ter uma  animação através de uma sequência de balões, e para isso enfileiraram cerca de 600 balões em um trilho de 140 metros dentro de um galpão, no qual um carrinho percorria o trilho há 20 Km/h e assim estourava os balões, em média eram 10 balões estourados por segundo, e com isso dando o efeito necessário para a animação criada pela Lodduca, e aparecendo na animação personagens que no longo tempo, fizeram história na MTV, como Slash, Ozzy Osbourne, Kiss, Amy Winehouse, entre outros.

Todo esse trabalho levou praticamente 24 horas para ser realizado, e o resultado foi genial, fantástico, levando essa arte brasileira para ser vista lá fora durante o informe publicitário da MTV estrangeira, não deixe de conferir abaixo o vídeo do comercial dessa verdadeira obra de arte, mais uma da nossa publicidade.




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros





sexta-feira, 6 de maio de 2011

Propagandas da Bombril são denunciadas por homens ofendidos pelas mulheres evoluidas

Mais uma propaganda foi denunciada ao CONAR, aliás uma não, mais uma sequência de filmes, e desta vez trata -se do comercial da Bombril, criado pela Agência DPZ (Duailibi Petit Zaragoza Propaganda), a campanha "Mulheres Evoluidas" que levam os títulos de "Adestramento, Palmito, Dona Marisa, e Tropa de Elite", interpretada pelas atrizes  Mariza Orth, Dani Calabresa e Mônica Iozzi do CQC,  onde nos filmes é feita uma comparação dos Homens aos cachorros e sugerindo o adestramento dos homens, para que as mulheres ordenam o sexo masculino para que façam também a limpeza da casa e todos os tipos de serviços domésticos.

Quem fez a denuncia ao CONAR foi um grupo de homens que se sentiram ofendidos, segundo esses homens a campanha estimula a discriminação, mas graças ao bom senso dos Conselheiros do CONAR o pedido foi arquivado, o argumento relatado pelos grupos de homens, não os convenceram e assim prevaleceu o bom humor da campanha e a criatividade da campanha, só para relatar os conselheiros que fazem parte do Órgão, classificou como um esdrúxulo o pedido de suspensão da nova campanha da Bombril.

Abaixo 3 vídeos da campanha que foi protestada pelo grupo de homens que se sentiram ofendidos, o que sinceramente não vejo nada de mais nessa campanha a ponto de a mesma ser denunciada para o CONAR.

Adestramento

Palmito

Tropa de Elite



Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros


Campanha Publicitária da Toddy de 1958 - Uma verdadeira lavagem cerebral em seu texto

Inspirado nos musicais da década de 50, o que era uma forte representação cultural da época, a Toddy lança uma campanha publicitária em formato de um musical, retratando bem a época em que foi veiculada essa propaganda.

Esse comercial da Toddy foi ao ar em 1958, e em seu contexto publicitário é destacado o tema família, energia, vitalidade, e principalmente a qualidade do produto, percebe-se que mesmo depois de mais de 50 anos, o contexto não muda muito em relação as campanhas publicitária da Toddy com as de hoje em dia, mas uma coisa que me chamou muita a atenção foi a verdadeira lavagem cerebral para fixar a imagem Toddy na cabeça dos consumidores, a prova é, que em 1 minuto de filme o nome do produto "Toddy" é citado repetitivamente 15 vezes, percebe-se com o filme, que já nessa época os publicitários já recebiam a difícil missão em fixar a marca na mente das pessoas, e fazer com que os consumidores lembrem o nome do produto ao adquirirem algo do segmento da marca, e olha que naquela época a concorrência não era tão acirrada como nos dias de hoje.

Há quem diga, pelas pesquisas que fiz sobre essa campanha publicitária, que ela foi o primeiro comercial da Toddy veiculada em TV. Abaixo o video do musical da Toddy e seu texto publicitário, onde você pode perceber o nome Toddy aparecendo 15 vezes durante o comercial.


Texto Publicitário completo do filme

“Tomou seu Toddy hoje
todo mundo vai tomar
tomou seu Toddy hoje
todo mundo vai tomar
Toddy é gostoso, e como fica econômico
Toddy é gostoso, e como fica econômico
Vou tomar, vou tomar,
Gostoso que está
Vou tomar, vou tomar,
Gostoso que está
Tomou seu Toddy hoje?
Todo mundo vai tomar
Toddy contém porque contém mesmo
Toddy contém tudo que os homens, mulheres e crianças 
necessitam para ter novas forças
vigor, energia e rapidez mental
Toddy é gostoso, e como fica econômico
Toddy é gostoso, e como fica econômico
Vou tomar, vou tomar,
Gostoso que está
Vou tomar, vou tomar,
Gostoso que está
Toddy é gostoso
Toddy fortifica
Toddy é econômico
Toddy é único
Toddy não tem nem pode ter similares
Toddy, qualidade, qualidade, qualidade comprovada”.





Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros




segunda-feira, 2 de maio de 2011

Campanha de incentivo a doação de órgãos criada pela DM9DDB para a ABTO

Forte e Belíssimo a campanha institucional assinada pela DM9DDB para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), campanha que estimula a doação de órgãos, a agência faz um comparativo sobre a real sobre doação de órgãos e criou uma assinatura em que mostra que todos são doadores, basta apenas decidir para quem doar, ou você doa para os vermes, moscas e bactérias ou você decide doar para alguém que está na fila de espera de transplantes,  o slogan da campanha é "Doador você já é. Só falta decidir para quem".

Vamos explicar melhor a campanha através do filme que foi produzido para ela, a campanha traz imagens em preto e branco as peças criadas ou impressa ou por meio de filmes reproduzem fotos microscópica da bactéria Streptomyces Griséus, (bactéria que atua na decomposição do corpo humano), a Mosca Sacarcophaga Carnária, (essa mosca se alimenta dos restos mortais que estão em decomposição) e a Larva Dermestes Lardarius, (larva que se alimenta dos órgãos de cadáveres humanos) e ao lado ou depois da reprodução destas       imagens está a foto de pessoas reais que aguardam um órgão na fila para continuar vivendo, todos os nomes das pessoas que necessita de transplante que participam das campanhas são reais, como também são reais as informações sobre a bactérias a larva e a mosca.

"Doador você já é. Só falta decidir para quem"  é uma campanha impactante, a campanha que passar a mensagem que após uma morte cerebral de qualquer forma todos os órgãos são doados, mas o destino deles cabe a você decidir, existe duas opções, salvar a vida de outro ser humano que a muito aguarda na fila de espera, ou doa-los para as bactérias e larvas e moscas e servir como alimentos para elas a ajudarem na decomposição de seus restos mortais.

A campanha é até um pouco forte, mas confesso que essa foi umas das mais belas e criativa e emotiva campanha que já presenciei sobre o tema, parabéns a todos que participaram, lembrando que todas as pessoas que participam das campanhas, são pessoas que vivem na espera da doação e elas foram essenciais para dar ainda mais veracidade as peças, como comentou Guilherme Jahara, diretor de criação da agência DM9DDB

Abaixo tem um filme instucional da campanha para a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), e leva o titulo de "Escolhas"






Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros