Nessa época em 1980, as praças públicas e as ruas da cidade de São Paulo estava sendo vitimas grandes vandalismos e uns dos principais alvos dos vândalos eram os orelhões da Telesp instalados nas ruas da cidade, eram muitos orelhões depredados, destruídos e roubados, e foi diante desta situação que a agência DPZ criou umas das mais premiadas propaganda já criada para a comunicação de serviços públicos.
A idéia do filme primeiramente foi humanizar o famoso orelhão e dramatizar a sua destruição com um ótimo efeito especial desenvolvido pelo Domingos Utimura, (vale destacar a época em que foi criado), ao humanizar o orelhão dando vida a ele, no roteiro esse mesmo orelhão acaba morrendo por ter sido vitima de vandalismo, assim caindo no chão e sendo coberto por jornais, passando uma imagem de que foi assassinado e as pessoas em volta ficam horrorizadas com a cena, uma senhora caminha desesperada procurando um orelhão pela cidade, e se deparando com as pessoas mostrando a ela o telefone público morto no chão.
O impacto da mensagem foi forte e repercutiu na mídia especializada, nas comunidades e depois foram feitas algumas pesquisas, mostrando de fato, que a campanha contribuiu muito para diminuir as estatísticas de vandalismo contra o telefone público, o que não era de se duvidar, pelo roteiro forte e dramático do filme.
O filme "Vandalismo" de 60' obteve alguns prêmios na época, vencedor de um Leão de Bronze no importantíssimo festival de Cannes, ganhou o Grand Prix do Prêmio Profissionais do Ano na categoria Serviços Públicos esse realizado pela Rede Globo, ganhador de uma estrela de Ouro no Anuário do Clube de criação de São Paulo e ainda foi o destaque do ano no Premio Colunistas, com toda essa premiação vale muito a pena assistir a esse vídeo postado logo abaixo, e parábeniza-los pela criativa campanha realizada pela DPZ.
Texto escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com / Twitter @Rodrigo_Gueiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário