Philco e as Formiguinhas, Campanha Premiada mas com um pequeno problema, o que isso quer dizer? será que resolveram? O que a Pesquisa de mercado tem com essa história? e como surgiu o seu famoso Slogan?
Vamos desenrolar o assunto, em 1995 a Agência F/Nazca de São Paulo criou um antológico e criativo comercial para a nova linha de som Applause da Philco, essa campanha virou referência na publicidade brasileira e dizem que o comercial foi pioneiro em utilizar animais virtuais em computação gráfica.
O filme mostra formiguinhas se divertindo com o som retumbante dos auto-falantes do som Appaluse, elas ao chegarem na potência do som voavam de um lado para o outro, se aventurando com o som potente, e no final o locutor diz a frase "Isso não é um som, é um tapa na orelha", essa foi umas das formas mais criativas que já presenciei para mostrar aos clientes a potência do som de um aparelho. Veja o Vídeo Abaixo do comercial
O Sucesso da campanha foi tão grande que o filme ganhou uma continuação para apresentar uma linha mais potente ainda de som e desta vez para demonstrar a potência ainda maior, as formiguinhas estavam munidas de capacete, outra idéia muito inteligente para a campanha, como mostra o próximo vídeo.
A campanha teve inúmeras premiações e uma delas foi o Leão de Ouro no festival de Cannes, além de ter muita repercussão na sociedade, incomodou também os protetores dos animais, e muitos trabalhos acadêmicos foram feito usando o tema da campanha.
Mesmo com toda a premiação e de todo sucesso que envolveu a campanha, a linha de som da Philco não estava vendendo aquilo que foi esperado, apesar do sucesso da propaganda, então o pessoal da agência responsável pela campanha, resolveu fazer uma Pesquisa de Mercado para poder entender o real motivo do fracasso das vendas, e em umas das questões da pesquisa, era perguntando qual a marca que aparece no comercial das formiguinhas, e foi ai que eles perceberam onde estava o fracasso das vendas, muitas pessoas respondiam o nome de outras marcas e poucos dos entrevistados lembravam que a propaganda era da Philco.
Logo depois da Pesquisa, é que foi criado o Slogan "Tem coisas, que só a Philco faz para você", esse Slogan não aparecia no primeiro filme da campanha, só depois que implantaram no 1º vídeo, e o slogan marcou a identidade da empresa e ficou na mente das pessoas, depois refizeram a pesquisa e obtiveram a resposta positiva, e a grande maioria dos entrevistados já associava a propaganda com a marca, essa história toda mostra o quanto é importante a área de pesquisa de mercado, o quanto uma agência tem que estar antenado a tudo. para não ter problemas futuros, mas a F/Nazca foi muito rápida ao perceber o problema e muito ágil na solução e assim criando um dos slogan mais lembrado da publicidade.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
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