quarta-feira, 13 de abril de 2011

As 11 Musicas eleitas pela Exame.com que fizeram sucesso na Publicidade

No dia 25 de março, a Exame.com através de seu site, selecionou 11 comerciais onde cada um tem uma trilha sonoras em suas campanhas, com o titulo da matéria "11 músicas que fizeram sucesso na publicidade", bom ate gostei da lista, mas substituiria pelo menos 3 comerciais por outros que não encontra-se na lista.

As 11 propagandas com trilhas sonoras escolhida pela Exame.com, não está classificada por ordem de importância, apenas notificando as 11 escolhidas, são elas:

Claro Teste: Trilha Sonora - Should I Stay Or Should I Go?, da banda The Clash, campanha criada pela agência AlmapBBDO em 2009 e dirigida pelo cineastra Heitor Dalia.
Na opinião da exame a trilha encaixou perfeitamente no comercial no comercial por que ambos trabalham com a idéia de dúvida, e no caso do filme, a musica introduz o teste, produto oferecido pela Claro.


Apple: Love Train - Wolfmother, e a Série Silhouettes, campanha criada em 2004 para promover o iPod nas ruas, a campanha foi eleita em 2010 como a propaganda de rua da década por conseguir deixar o produto claro  para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários. 


Fundação Síndrome de Down: Fake Plastic Trees, da Banda Radiohead, criada pela Agência DM9DDB em 1998, esse comercial institucional da Fundação Síndrome de Down é lembrada até os tempos de hoje, pela forma genial de como trataram o tema e pelo slogan que criaram "Down. A pior síndrome é a do preconceito", essa realmente é merecedora, e a musica se encaixa perfeitamente , como diz a própria exame, em que o mérito do comercial está no casamento perfeito entre o som e a imagem, com um grande potencial de se emocionar.


Coca-Cola: Big Splash - What a Wonderful World, de Louis Armstrong, só que na campanha esta com a versão cantada por Joey Ramone da Banda Ramones, música já regravada por muitos, mas que pra mim na voz de Joey foi a melhor regravação já feita da canção. 
Campanha criada pela agência Ogilvy Argentina em 2009, com a adaptação Ongilvy Brasil para uma versão rodada no  país, o filme foi produzido pela Stink de Londres e traz o slogan "Sua felicidade Transforma", muito bom também ficou essa campanha.


Mitsubish Pajero: Lama faz Bem - Forever Young, da banda Alphaville, criada pela agência África essa bela campanha destaca os atributos do carro e o poder que ele tem de tornar as pessoas ainda mais jovens e felizes do que qualquer outro tratamento estético, essa campanha ficou muito boa, e a musica se encaixou perfeitamente com aquilo que o filme quis passar. 
 


Nestlé: Retrospectiva "São tantas emoções": Nestlé 90 Anos - Emoções de Roberto Carlos, pela 1º vez foi usada em uma campanha publicitária, essa peça foi uma retrospectiva para a comemoração dos 90 anos da Nestlé no Brasil
A estratégia da campanha foi envolver os consumidores com atributos emocionais, mostrando no decorrer do comercial cenas representativas para a vida de cada consumidor brasileiro e usou como exemplos que aparecem no vídeo as vitórias de Daiane do Santos, Guga no ténis, Ayrton Senna, e vitórias da seleção brasileira de futebol.


Mercado Livre: Comercial Beijo - Música Someone is there waiting for my song, de Aselin Debison, campanha criada em 2006 para o Mercado Livre, o vídeo mostra um rapaz anunciando a venda de um beijo pelo site, e uma garota resolve comprar o "produto", a idéia da peça era humanizar o slogan "Alguém procura o que você têm, alguém têm o que você procura" e assim destacando o MercadoLivre.com como um ponto de encontro para os desejos dos usuários. 


Fiat Punto: "Heroína" - Música: Shut Your Eyes do Shout Out Louds, Heroína foi criada pela agência Leo Burnett e mostra a relação de um rapaz com uma personagem de HQ, no inicio do filme o personagem sai de um cartaz  e assim ganhando vida, e passando a fazer parte do cotidiano do protagonista e no fim voltando para o seu lugar original. 


Visa: "Lets Go" - Música: Today de Smashing Pumpkins, criada em 2009 pela agência TBWA\Chiat\Day, no Brasil parte dessa peça Publicitária que no Brasil leva o Titulo de "Go", a peça é narrado por António Fagundes, outra ótima campanha publicitária com trilha sonora, muito boa mesmo


Fiat Idea: Lançamento - Música Un Belo Dia de Yaniel Matos Perez, o comercial foi produzido pelo estúdio Tentáculo e criado pela agencia Leo Burnett, que tem como seu cliente a própria Fiat, a música virou simpatia e virou um hit, a campanha que foi criada em 2006, fez muita gente sair cantando "Un Belo Dia"


Nestlé - Krunps e Nescafé: "Dolce Gusto" - Sex Machine de James Brown, o Filme foi criado para anunciar a parceria entre a Nestlé e a fabricante alemã de máquinas de café a  Krunps, comercial simples mas é empolgante, sendo capaz de gerar desejo de consumo, nada mais sugestivo do que comprar uma máquina de café, além da campanha associar a bebida a uma "Sex Machine"

E vocês concordam com essa lista citada acima eleita pela Exame.com? faltou alguma campanha na lista? Tiraria alguma da lista? dêem suas sugestões, opinem quem sabe montamos uma lista nossa aqui no blog, espero a opiniões de vocês.

Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites, Obs; Alguns trechos foram retiradas da matéria do site Exame.com






Um comentário:

  1. Um Comercial que faltou nessa lista é da é o do filme da Reanult que tem a música do The Verve - Bittersweet Symphony a música e o video ficou muito bom e pra mim não poderia estar fora da lista

    ResponderExcluir