Quem pensa que só a humanidade evolui, está completamente enganado pois a Coca-Cola também tem seu histórico de evolução, mas é com suas garrafas que podemos observar e descrever a "Evolução da Garrafa Coca-Cola", que com os seus 125 anos de vidas, já passaram por vários formatos, design, texturas e cores diferentes, até chegarem ao modelo atual de plástico que sobrevive já à mais de 17 anos.
Veja abaixo o quadro da Evolução da Garrafa Coca-Cola
Clique na Imagem para Ampliar
A Coca-Cola não só se preocupou com a evolução de sua garrafa, a marca de refrigerante mais famosa do mundo, é também conhecida por criarem vários design para suas garrafas de acordo com eventos, como por exemplo, Copa do Mundo, Olimpíadas, Cinemas, Televisão, e datas comemorativas, como Natal, Páscoa, entre outras, e assim dando a oportunidade de vários artistas a construir uma roupagem nova para as garrafinhas em edições especiais lançadas.
Em Junho deste ano será lançada mais uma série de versão criada para as garrafinhas da Coca-Cola, essa edição especial que será lançada em Junho foi criado pelo estilista Karl Lagerfeld, e pela segunda vez ele trabalha em uma edição especial para a embalagem da bebida, Lagerfeld se junta a outros artistas que já criaram edições especiais em anos anteriores como o Zac Posen, Manolo Blahnik, e Roberto Cavalli, como mostra a imagem abaixo de algumas versões de edições especiais lançada pela Coca-Cola
Clique na Imagem para Ampliar
Texto escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Amor e Revolução novela do SBT que aos poucos esta dando o que falar pela forma de como está sendo escrita e dirigida, mostrando como nunca visto antes na televisão brasileira, cenas de como eram feitas as torturas que os militares faziam contra aqueles que lutava contra a ditadura.
Mas o assunto aqui no blog é publicidade e não sobre a novela, então por isso resolvi postar algumas peças publicitárias que encontrei sobre a dramaturgia Amor e Revolução, as peças publicitárias foram criadas pela agência Publicis Brasil, são peças criadas especialmente para ser veiculadas em jornais e revistas e fazem uma menção justa sobre o conteúdo da novela, que é mostrar o lado romântico da trama e também o lado dramático desta importante época da historia politica e sangrenta que o Brasil enfrentou, vejam abaixo as peças publicadas nas revistas e nos jornais em todo o Brasil para a campanha de divulgação da dramartugia amor e revolução do SBT.
Nas duas primeiras peças, são retratado a paixão e a guerra, de um lado uma mulher e um povo que luta pela paz e pela liberdade do povo brasileiro para terem o direito de se expressar sem ser reprimido pelos Generais militares poderosos, já no outro cartaz, um militar que luta contra o ideal de seu General, seu próprio pai, e se apaixona pela mulher que luta contra a ditadura militar, e assim despertando a fúria de seu pai e de todos os militares que fazem parte desta organização, destaque para a foto em primeira pessoa para os dois personagens que se apaixonam.
Já na terceira peça logo abaixo, destaque para o slogan criado para a peça "Na época da ditadura, o amor era livre, o país não.", frase que retrata bem o que estava acontecendo nessa época no Brasil.
Texto escrito por Rodrigo Gueiros para o blog Publicidade sem Limites Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com / Twitter @Rodrigo_Gueiros
Mais um comercial para a sessão nostalgia do blog, e esse é um clássico premiado da nossa propaganda, conhecido popularmente como a "A Morte do Orelhão", o filme que tem como seu titulo original "Vandalismo", foi criado pela agência DPZ em 1980 para a antiga Telesp (Telecomunicações de São Paulo).
Nessa época em 1980, as praças públicas e as ruas da cidade de São Paulo estava sendo vitimas grandes vandalismos e uns dos principais alvos dos vândalos eram os orelhões da Telesp instalados nas ruas da cidade, eram muitos orelhões depredados, destruídos e roubados, e foi diante desta situação que a agência DPZ criou umas das mais premiadas propaganda já criada para a comunicação de serviços públicos.
A idéia do filme primeiramente foi humanizar o famoso orelhão e dramatizar a sua destruição com um ótimo efeito especial desenvolvido pelo Domingos Utimura, (vale destacar a época em que foi criado), ao humanizar o orelhão dando vida a ele, no roteiro esse mesmo orelhão acaba morrendo por ter sido vitima de vandalismo, assim caindo no chão e sendo coberto por jornais, passando uma imagem de que foi assassinado e as pessoas em volta ficam horrorizadas com a cena, uma senhora caminha desesperada procurando um orelhão pela cidade, e se deparando com as pessoas mostrando a ela o telefone público morto no chão.
O impacto da mensagem foi forte e repercutiu na mídia especializada, nas comunidades e depois foram feitas algumas pesquisas, mostrando de fato, que a campanha contribuiu muito para diminuir as estatísticas de vandalismo contra o telefone público, o que não era de se duvidar, pelo roteiro forte e dramático do filme.
O filme "Vandalismo" de 60' obteve alguns prêmios na época, vencedor de um Leão de Bronze no importantíssimo festival de Cannes, ganhou o Grand Prix do Prêmio Profissionais do Ano na categoria Serviços Públicos esse realizado pela Rede Globo, ganhador de uma estrela de Ouro no Anuário do Clube de criação de São Paulo e ainda foi o destaque do ano no Premio Colunistas, com toda essa premiação vale muito a pena assistir a esse vídeo postado logo abaixo, e parábeniza-los pela criativa campanha realizada pela DPZ.
Texto escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Comercial criado pela agência americana a Leo Burnett para o seu cliente uma companhia internacional de investimentos a INVESCO. A idéia que a empresa de investimentos quer passar no comercial é que apesar das pessoas acreditarem que acidentes desse tipo não acontecem com elas, e que muito pelo contrário, pode sim acontecer com você, para passar essa mensagem a agência cria um vídeo em que os gráficos de investimentos vão provocando acidentes nas ruas, no transito e com as pessoas.
Durante os eventos que vão acontecendo no decorrer do comercial, a Invesco passa a mensagem que ao investir "acidentalmente" em outra companhia, esses tipos de eventos pode acontecer com você, mas ao investir na companhia Internacional de Investimentos da Invesco, você não tem o que se preocupar, que na Invesco acidentes não acontecem.
Uma idéia não é das mensagem não é das mais originais, é muito comum no que se vê por ai, mas a produção liderada por Sean Pinney ficou muito bacana e divertida de assistir, com os gráficos de investimentos provocando os acidentes, como mostra o vídeo da campanha logo abaixo:
Gostaram do comercial? comentem!
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
A agência JWT para promover uma ação de marketing para uma rádio de Curitiba, a 91 Rock, cria um pôster amplificador para a campanha 91 Plug´n´Play, o cartaz plugavel até então é o 1º poster amplicador do mundo. A campanha durou entre os dias 29 e 30 de Março, sendo que no dia inaugural da campanha é a data de aniversário da cidade de Curitiba, e assim permitindo aos roqueiros curitibanos, tirar seus instrumentos musicais de casa e ir até uma loja em que tinha uns dos pôsters, conectar seus cabos e poderem fazer um som para todos ouvirem.
Ricardo Schneider, diretor comercial da 91 Rock explica que a campanha tem como objetivo principal levar o rock mais perto das pessoas e democratizar a música. Com o Poster amplificado, qualquer um pode plugar seu instrumento e fazer seu próprio som, o diretor da rádio diz que a campanha pede para que as pessoas façam fotos e vídeos próprios delas tocando no poster e que os mandem as fotos ou os vídeos à rádio, para os mesmos serem publicados em uma página especial do site da rádio.
As dimensões dos Poster são de 1 metro de comprimento, 60 centímetros de largura e 7 centímetro de espessura e foi colocada em 4 locais diferentes pela cidade, uma ideia muito diferente e criativa para promover uma campanha para uma rádio, parábens a JWT pela excelente ideia de marketing.
Querem entender melhor como funciona esses poster amplificadores? é só assistir o vídeo abaixo que postaram no YouTube e entre na imaginação com a sua guitarra ou outro instrumento sendo plugado em um desses poster.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com / Twitter @Rodrigo_Gueiros
Aproveitando a conferência MIX11, que está acontecendo em Las Vegas no Estados Unidos, a Microsoft está aproveitando o evento para divulgar uma série de anúncios publicitários para seus produtos, e um deles tem chamado a atenção de todos que participam do evento, Trata-se do "MAIOR PAC-MAN DO MUNDO", criado especialmente para a divulgação do Internet Explorer 9, o jogo de browser foi feito em HTML5, especialmente para ser jogado no navegador da Microsoft, mas a versão funciona em outros navegadores.
O Projeto promocional foi feito em parceria com a Namco Bandai, a mesma empresa que criou esse clássico dos games e foi criado pelo japonês Toru Iwatani, já nesse super pac-man o labirinto possui 1420 mapas ou telas que podem ser acessadas pelas saídas, no jogo original essas saídas levavam apenas à extremidade inversa e nesse super pac-man as saídas te levam a outras telas com mapeamentos diferentes.
A ideia da Microsoft ao criar o maior pac-man do mundo foi justamente para demonstrar que seu navegador em relação aos concorrentes é superior a qualquer um deles, é uma forma da empresa mostrar que seu produto é o maior e melhor do mundo.
Quem quiser jogar pode acessar o site da Worlds Biggest Pac-Mane para criar um novo labirinto basta fazer o seu login no Facebook dentro do próprio site e assim poder expandir pelos caminho do come-come
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
No dia 25 de março, a Exame.com através de seu site, selecionou 11 comerciais onde cada um tem uma trilha sonoras em suas campanhas, com o titulo da matéria "11 músicas que fizeram sucesso na publicidade", bom ate gostei da lista, mas substituiria pelo menos 3 comerciais por outros que não encontra-se na lista.
As 11 propagandas com trilhas sonoras escolhida pela Exame.com, não está classificada por ordem de importância, apenas notificando as 11 escolhidas, são elas:
Claro Teste: Trilha Sonora - Should I Stay Or Should I Go?, da banda The Clash, campanha criada pela agência AlmapBBDO em 2009 e dirigida pelo cineastra Heitor Dalia.
Na opinião da exame a trilha encaixou perfeitamente no comercial no comercial por que ambos trabalham com a idéia de dúvida, e no caso do filme, a musica introduz o teste, produto oferecido pela Claro.
Apple: Love Train - Wolfmother, e a Série Silhouettes, campanha criada em 2004 para promover o iPod nas ruas, a campanha foi eleita em 2010 como a propaganda de rua da década por conseguir deixar o produto claro para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários.
Fundação Síndrome de Down: Fake Plastic Trees, da Banda Radiohead, criada pela Agência DM9DDB em 1998, esse comercial institucional da Fundação Síndrome de Down é lembrada até os tempos de hoje, pela forma genial de como trataram o tema e pelo slogan que criaram "Down. A pior síndrome é a do preconceito", essa realmente é merecedora, e a musica se encaixa perfeitamente , como diz a própria exame, em que o mérito do comercial está no casamento perfeito entre o som e a imagem, com um grande potencial de se emocionar.
Coca-Cola: Big Splash - What a Wonderful World, de Louis Armstrong, só que na campanha esta com a versão cantada por Joey Ramone da Banda Ramones, música já regravada por muitos, mas que pra mim na voz de Joey foi a melhor regravação já feita da canção.
Campanha criada pela agência Ogilvy Argentina em 2009, com a adaptação Ongilvy Brasil para uma versão rodada no país, o filme foi produzido pela Stink de Londres e traz o slogan "Sua felicidade Transforma", muito bom também ficou essa campanha.
Mitsubish Pajero: Lama faz Bem - Forever Young, da banda Alphaville, criada pela agência África essa bela campanha destaca os atributos do carro e o poder que ele tem de tornar as pessoas ainda mais jovens e felizes do que qualquer outro tratamento estético, essa campanha ficou muito boa, e a musica se encaixou perfeitamente com aquilo que o filme quis passar.
Nestlé: Retrospectiva "São tantas emoções": Nestlé 90 Anos - Emoções de Roberto Carlos, pela 1º vez foi usada em uma campanha publicitária, essa peça foi uma retrospectiva para a comemoração dos 90 anos da Nestlé no Brasil
A estratégia da campanha foi envolver os consumidores com atributos emocionais, mostrando no decorrer do comercial cenas representativas para a vida de cada consumidor brasileiro e usou como exemplos que aparecem no vídeo as vitórias de Daiane do Santos, Guga no ténis, Ayrton Senna, e vitórias da seleção brasileira de futebol.
Mercado Livre: Comercial Beijo - Música Someone is there waiting for my song, de Aselin Debison, campanha criada em 2006 para o Mercado Livre, o vídeo mostra um rapaz anunciando a venda de um beijo pelo site, e uma garota resolve comprar o "produto", a idéia da peça era humanizar o slogan "Alguém procura o que você têm, alguém têm o que você procura" e assim destacando o MercadoLivre.com como um ponto de encontro para os desejos dos usuários.
Fiat Punto: "Heroína" - Música: Shut Your Eyes do Shout Out Louds, Heroína foi criada pela agência Leo Burnett e mostra a relação de um rapaz com uma personagem de HQ, no inicio do filme o personagem sai de um cartaz e assim ganhando vida, e passando a fazer parte do cotidiano do protagonista e no fim voltando para o seu lugar original.
Visa: "Lets Go" - Música: Today de Smashing Pumpkins, criada em 2009 pela agência TBWA\Chiat\Day, no Brasil parte dessa peça Publicitária que no Brasil leva o Titulo de "Go", a peça é narrado por António Fagundes, outra ótima campanha publicitária com trilha sonora, muito boa mesmo
Fiat Idea: Lançamento - Música Un Belo Dia de Yaniel Matos Perez, o comercial foi produzido pelo estúdio Tentáculo e criado pela agencia Leo Burnett, que tem como seu cliente a própria Fiat, a música virou simpatia e virou um hit, a campanha que foi criada em 2006, fez muita gente sair cantando "Un Belo Dia"
Nestlé - Krunps e Nescafé: "Dolce Gusto" - Sex Machine de James Brown, o Filme foi criado para anunciar a parceria entre a Nestlé e a fabricante alemã de máquinas de café a Krunps, comercial simples mas é empolgante, sendo capaz de gerar desejo de consumo, nada mais sugestivo do que comprar uma máquina de café, além da campanha associar a bebida a uma "Sex Machine"
E vocês concordam com essa lista citada acima eleita pela Exame.com? faltou alguma campanha na lista? Tiraria alguma da lista? dêem suas sugestões, opinem quem sabe montamos uma lista nossa aqui no blog, espero a opiniões de vocês.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites, Obs; Alguns trechos foram retiradas da matéria do site Exame.com
Com a evolução constante das redes sociais que a cada dia ganha milhares de novos seguidores, as empresas estão cada vez mais entrando nessa onda e se tornando adepto a essas ferramentas e usando elas para fazer a publicidade e a propaganda de seus produtos, e ficando cada vez mais perto de seus clientes.
As empresas criam uma espécie de "Gestão de Redes Sociais" elaborando seus perfis em Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, Blogs, entre outras redes, nessa forma as empresas buscam através de seu perfil uma estratégia de relacionamento com seus clientes, buscando cada vez mais ficar perto de seu público alvo, e entender as necessidades deles, já que no mundo Milhões de pessoas são usuários constantes dessas redes, outra vantagem nessa gestão é a multiplicação que seus seguidores acabam fazendo da marca para as empresas que tem um perfil criado. Muitas outras oportunidades de marketing também vão aparecendo para usar como estratégia para o perfil criado, como campanhas de "Marketing Viral", mas é preciso tomar cuidado para que não criem anúncios e posts comerciais e assim saturando os usuários que podem falar mal da marca e prejudicar um pouco a publicidade da empresa, e pra isso é muito importante criar um canal de relacionamento com seus clientes.
Outras vantagens das Redes Sociais são as publicidades que podem ser criadas nelas, como campanha de links patrocinadores, para divulgar a empresa, gastando muito pouco e tendo um bom retorno, o que já é comprovado, podem criar campanhas periódicas, sorteios e premiações para seus seguidores, e isso é uma boa estratégia de conquistar mais seguidores para o perfil da empresa, entre muitas outras ideias que pode ser usada aproveitando o perfil.
Hoje já existem cursos especializados para formar profissionais nessa área, o profissional de "Mídias Sociais" e está cada vez mais crescendo e ainda tem poucos qualificados na área, é uma boa para quem ainda não está empregado já que é um curso rápido e precisa apenas gostar muito de redes sociais e ficar na Internet por um bom tempo.
O nosso Blog realizou uma enquete por 15 dias em que o tema era, Qual a rede social é melhor utilizada para fazer uma propaganda? em com 44% dos votos deu a rede social Facebook, à mais comentada atualmente e que já tem mais de 500 milhões de seguidores no mundo.
Veja o Resultado da enquete abaixo:
Facebook 44%
Twitter 23%
Youtube 18%
Orkut 13%
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Philco e as Formiguinhas, Campanha Premiada mas com um pequeno problema, o que isso quer dizer? será que resolveram? O que a Pesquisa de mercado tem com essa história? e como surgiu o seu famoso Slogan?
Vamos desenrolar o assunto, em 1995 a Agência F/Nazca de São Paulo criou um antológico e criativo comercial para a nova linha de som Applause da Philco, essa campanha virou referência na publicidade brasileira e dizem que o comercial foi pioneiro em utilizar animais virtuais em computação gráfica.
O filme mostra formiguinhas se divertindo com o som retumbante dos auto-falantes do som Appaluse, elas ao chegarem na potência do som voavam de um lado para o outro, se aventurando com o som potente, e no final o locutor diz a frase "Isso não é um som, é um tapa na orelha", essa foi umas das formas mais criativas que já presenciei para mostrar aos clientes a potência do som de um aparelho. Veja o Vídeo Abaixo do comercial
O Sucesso da campanha foi tão grande que o filme ganhou uma continuação para apresentar uma linha mais potente ainda de som e desta vez para demonstrar a potência ainda maior, as formiguinhas estavam munidas de capacete, outra idéia muito inteligente para a campanha, como mostra o próximo vídeo.
A campanha teve inúmeras premiações e uma delas foi o Leão de Ouro no festival de Cannes, além de ter muita repercussão na sociedade, incomodou também os protetores dos animais, e muitos trabalhos acadêmicos foram feito usando o tema da campanha.
Mesmo com toda a premiação e de todo sucesso que envolveu a campanha, a linha de som da Philco não estava vendendo aquilo que foi esperado, apesar do sucesso da propaganda, então o pessoal da agência responsável pela campanha, resolveu fazer uma Pesquisa de Mercado para poder entender o real motivo do fracasso das vendas, e em umas das questões da pesquisa, era perguntando qual a marca que aparece no comercial das formiguinhas, e foi ai que eles perceberam onde estava o fracasso das vendas, muitas pessoas respondiam o nome de outras marcas e poucos dos entrevistados lembravam que a propaganda era da Philco.
Logo depois da Pesquisa, é que foi criado o Slogan "Tem coisas, que só a Philco faz para você", esse Slogan não aparecia no primeiro filme da campanha, só depois que implantaram no 1º vídeo, e o slogan marcou a identidade da empresa e ficou na mente das pessoas, depois refizeram a pesquisa e obtiveram a resposta positiva, e a grande maioria dos entrevistados já associava a propaganda com a marca, essa história toda mostra o quanto é importante a área de pesquisa de mercado, o quanto uma agência tem que estar antenado a tudo. para não ter problemas futuros, mas a F/Nazca foi muito rápida ao perceber o problema e muito ágil na solução e assim criando um dos slogan mais lembrado da publicidade.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Criatividade, Inteligência, Qualidade e muita Inovação é o que não falta para a Google e isso está resumindo em apenas um vídeo publicitário da empresa, para divulgar o seu navegador o Google Chrome, mais uma bela obra de arte dessa empresa que a cada ano inova com chuvas de ideias para o mundo da informática.
Para apresentar todos os recursos que o seu navegador possui a Google, lança no Brasil um vídeo publicitário muito criativo e bem diferente, no filme a empresa apresenta os 7 recursos do Google Chrome, como rapidez, segurança, temas, omnibox, estabilidade, navegação anónima e as novas guias, isso tudo em um vídeo só.
A forma de como esses recursos é apresentado no vídeo é que é muito interessante e bem diferente dos que já vi, o vídeo foi criado para ser rodado na Internet, já que o mesmo completo tem mais de 4 minutos de duração, mas o vídeo pode ser assistido por partes, por cada recursos do navegador, mas é assistindo a ele por completo, onde percebemos
a qualidade e a criatividade do pessoal que participou desta campanha, parabéns pelo excelente vídeo publicitário de divulgação do Navegador da Google, e não deixe de ver o vídeo da campanha abaixo dessa obra de arte da publicidade
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Criado pela Agência DM9DDB para o seu cliente a Ambev, "Trocas Picaretas" é a nova campanha de divulgação da embalagem retornável de 1 litro do Guaraná Antarctica, que já está sendo lançado essa semana no mercado, é mais uma ação do Marketing Verde, que cresce a cada dia no Brasil
O Filme de Divulgação criado pela agência, inicia com um locutor explicando que o guaraná de um litro voltou e agora é retornável e ao entregar uma garrafa vazia e mais uma moeda de 1 real, o consumidor leva outra cheia, passando essa parte o vídeo se passa em um mercado, e uma voz aparece alertando que apenas serão trocadas as garrafas de Guaraná Antarctica, e partir dai começa a parte engraçada da campanha quando diversas pessoas surgem com produtos inusitados "vestidos como Guaraná tentando enganar o vendedor para trocar esse produtos por uma garrafa de 1 litro de Guaraná, o filme termina com um rapaz tentando trocar um cavalo vestido com uma roupagem de guaraná para conseguir troca-lo pelo refrigerante.
Sérgio Esteves, gerente de marketing da empresa diz que "Para a marca é muito importante voltar com esse produto ao mercado brasileiro, mercado que se mostra cada vez mais preocupado com práticas sustentáveis", e feliz por ter uma conseguido uma campanha de forma divertida e inovadora ao mostrar a importância dessa embalagem, o gerente também não deixa de mencionar que o Guaraná Antarctica é o refrigerante original do Brasil.
Abaixo o vídeo divertido da Campanha Trocas Picaretas do novo Marketing Verde da Ambev e seu produto Guaraná Antarctica
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
As campanhas publicitárias das Bermudas Anticelulites Infravel com Infravermelho longos e seus produtos derivados, foi suspensa por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), O Órgão pediu a suspensão das propagandas de todos os meios de comunicação em que o produto aparecia, principalmente na internet no site www.lojasatual.com.br.
Segundo o Diário Oficial da União o DOU, em sua resolução publicada nesta segunda-feira 04 de Abril de 2011, esses produtos não apresentam indicações terapêuticas e não possuem registro ou cadastro junto à Anvisa. Segundo o Ato, a suspensão vai vigorar até a regularização dos produtos na Anvisa.
Outro produto também apareceu no DOU desta segunda-feira, foi o Massageador Sculptor Body, o aparelho também não possui registro ou cadastro junto à agência, e assim sendo determinado pela Anvisa a suspensão publicitaria do produto que inclusive tem campanhas na TV aberta e em canais fechados como o Polishop, além de campanhas na internet. A Agência alega que o aparelho apresentam indicações terapêuticas e de uso em saúde, tanto é que a campanha passada no Polishop é apresentada por uma Fisioterapeuta, como o produto é relacionado a saúde o mesmo precisa ter registro ou cadastro junto a Anvisa.
Fico imaginando a agência que fez a publicidade da empresa detentora dos produtos citados acima, pois toda campanha envolve um grande estudo da marca, da empresa e do produto que vai ser divulgado, é necessário ter todas informações necessárias, principalmente quando se trata de produtos relacionados a saúde. Foi um erro grave da agência que cuidou dessas campanhas, é o mesmo que estar enganando o consumidor.
Abaixo um vídeo publicitário do Polishop onde apresenta o Massageador Sculptor Body, umas das propagandas do produto suspendas pela Anvisa.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Cassamos nos arquivos do Youtube e achamos um comercial nostálgico e histórico, o filme de lançamento do Windows 95, que durante a campanha nos Estados Unidos teve até direito a uma apresentação dos Rolling Stones, no dia 24 de Agosto de 1995, e assim uma data que marcou definitivamente a revolução da informática que até hoje é considerado a maior revolução da microsoft e o Windows 95 é o maior sistema operacional de maior sucesso comercial já produzido pela empresa.
No filme publicitário de lançamento do Windows 95, é com os Rolling Stones, mas sem a presença da banda, apenas utilizando a musica Start Me Up para apresentar os recursos que o revolucionário sistema operacional da microsoft tem a oferecer e explorando muito bem a letra da Música e a palavra Start para apresentar todos os recursos do programa, veja abaixo o vídeo da campanha de lançamento do produto.
No Brasil no mesmo dia do lançamento do sistema operacional, o Windows 95 foi destaque no Jornal Nacional da Rede Globo em sua última reportagem do dia, na época a matéria foi apresentado pelo Cid Moreira, como mostra o vídeo abaixo da reportagem apresentada pelo Jornal Nacional.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Toda comunicação mercadológica dirigida a criança é abusiva, e o que se vê muito hoje na mídia são propagandas de produtos infantis com um forte desejo de inserir na consciência das crianças o desejo de consumir produtos e muitas vezes incutir as crianças o desejo de ter algo que as outras não tem, e incentivando-as consumir produtos para apenas o desejo de exibi-lo para outras crianças, e assim fazendo com que as outras revelam aos seus pais o desejo de consumir o produto por que seu amigo(a) tem uma e ele não tem.
Muitos pais não tem as condições financeiras de dar aos seus filhos aquele produto que a criança viu na TV, e assim deixando a criança triste e rebaixada perante aos seus amiguinhos que já tenham o produto, isso é ferir a ética da publicidade e quando se trata de crianças, temos que tomar muito cuidado ao criar uma campanha, sei que temos que vender o produto, mas não precisamos atacar o consciente delas, para não prejudicarmos o seu crescimento e para que aquelas crianças em que os pais não tenham condições de comprarem certos produtos não criem um sentimento de desgosto pela vida.
As propagandas de produtos para crianças é saudável, precisamos dela para saber o que esta no mercado,quais são as novidades etc., mas o que não pode é ter uma campanha em que faz com que elas tenham o desejo muito forte de consumir e ter a necessidade de adquirir que por muitas vezes é apenas para exibi-la perante as outras crianças e isso é muito prejudicial.
Existem inúmeras campanhas que podemos usar como exemplo, mas hoje vamos mostrar a campanha "Tesouras Mickey e Minie", criada pela agência DM-9 Publicidade LTDA, onde são apresentadas por um menino e uma menina o produto no qual a Tesoura Mickey e Minie por 15 segundos, ambos citando a frase "Eu tenho... Voçê não tem...!", frases repetidas insistentemente durante a campanha na TV, dando uma sustação ao anuncio em que o comercial tem uma implícita inferioridade do menor que não possui o produto.
A campanha veiculou em 1992 na TV e através de queixas de consumidores ao CONAR, a propaganda foi retirada do ar, já que as queixas citavam os mesmos argumentos em inferioridade as crianças que não tinham o produto, além de queixas de estimular as crianças ter um comportamento anti-sociais por parte de menores e leva-los a constranger seus responsáveis a adquirirem o produto, sob a pena de se sentirem inferiorizados perante a seus companheiros.
Abaixo o vídeo publicitário que foi veiculado em 1992 da "Tesouras Mickey e Minie", proibido pelo CONAR.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Existe uma lenda em que o dia 1º de Abril é o dia da mentira, e que para publicidade esse dia não é interessante, por uma estratégia mal interpreta ao ser lançado nesse dia, uma campanha pode ter retornos não satisfatórios perante a essa lenda Urbana em que o dia 1º de Abril só se produz mentira.
Mas a agência DM9DDB, junto com o seu cliente o Guaraná Antarctica, querem mudar essa lenda e trazer esse dia da mentira, para um dia verdadeiramente de boas ações e hoje exatamente no dia 1º de Abril, lançam uma ótima campanha para arrecadar cadeiras de rodas para uma instituição beneficente. e de um modo bem diferente e fácil, para que todos participem, é só assistir o vídeo da campanha no YouTube e usar a ferramenta "GOSTEI" apenas dando um clique, a cada 1000 cliques no GOSTEI equivale uma cadeira de rodas que será revertida para uma instituição.
Ótima iniciativa do Marketing Social da empresa em transformar o 1º de Abril, um dia perfeito para uma boa ação, visto a área de Marketing Social cada dia se torna muito importante para a imagem das empresas em relação aos consumidores.
O vídeo é bem legal e explica muito bem a real intenção da campanha, se você também gostou da idéia ajude assistindo o vídeo abaixo e clicando no GOSTEI e assim como o Guaraná vamos transformar o 1º de Abril, um dia perfeito e sem mentiras, eu já cliquei, agora só falta você.
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites