Alguns meses atrás, a agência Lew'Lara\TBWA, criou para o seu cliente a Nissan, o polêmico e famoso comercial do Nissan Tiida, mais conhecido no youtube como "Rappers 2011", e como todos já sabem a história a campanha foi proibida pelo Conar e todos os vídeos relacionados ao polêmico comercial foi removido do Youtube por ordem do Governo.
Toda essa polêmica em questão, acabou que dando certo para a Nissan, tanto é que a mesma afirma que toda essa discussão, fez com que as vendas da marca crescesse 54% no território brasileiro, o que torna para a montadora , o maior crescimento de sua história no país, se era essa a intenção do marketing, de usar a polêmica para alavanca o crescimento da empresa, parece que essa história toda funcionou.
E para mostrar seu crescimento, novamente a agência Lew'Lara\TBWA entrou em ação ao criar um novo anuncio, para a Nissan, agora desta vez além de provocar a concorrência, a campanha também provoca o Conar, a peça criado especialmente para revistas e jornais, dizia a seguinte frase, "54% de crescimento nas vendas da Nissan - este anúncio o Conar não tira do ar".
E o anúncio "54% de crescimento nas vendas...", O Conar tirou! em menos de 48 horas a peça foi retirada de publicação e circulação, pois o anúncio infringiu o artigo 43 do conselho, e que diz o seguinte em seu parágrafo: Este código condena a publicidade que faça uso do símbolo oficial e do nome do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária o Conar, exceto em anúncios da própria entidade.
A agência em sua defesa, informou ao órgão que o anúncio foi dirigido aos profissionais de marketing, e não aos consumidores, e que não teve a intenção de denegrir o Conar, mas o relator recomendou a alteração da peça, o que foi aceito por unanimidade pelo jure.
Nesse caso a campanha não foi proibida, apenas foi feito o pedido de alteração da frase, mas o fato de ter que tirar o texto principal, " O Conar não tira do ar", é o mesmo que proibir a peça, a retirada dessa frase, mata a campanha em geral, mas enfim eu pergunto a todos que lerem esse tópico, essas campanhas, são provocativas contra o Conar e seus concorrentes?É apenas um jogo de marketing? Ou eles apostam que a polêmica vende?
Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com / Twitter: @Rodrigo_Gueiros
kkk ..
ResponderExcluirNa minha opinião eu acho que nesse caso a polêmica venceu. o/
Bom eu já penso que a Nissan vem vencendo nesse caso, pois realmente suas vendas cresceram muito, a estratégia vem funcionando
ResponderExcluir