quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nissan X Conar - Provocação ou jogo de Marketing? Mais um da Nissan relatado pelo Órgão

Esse post é mais um escrito para seção o Conar Proibiu, mas também, é para discutirmos se isso é provocação ou apenas um jogo de marketing?

Alguns meses atrás, a agência Lew'Lara\TBWA, criou para o seu cliente a Nissan, o polêmico e famoso comercial do Nissan Tiida, mais conhecido no youtube como "Rappers 2011", e como todos já sabem a história  a campanha foi proibida pelo Conar e todos os vídeos relacionados ao polêmico comercial foi removido do Youtube por ordem do Governo.

Toda essa polêmica em questão, acabou que dando certo para a Nissan, tanto é que a mesma afirma que toda essa discussão, fez com que as vendas da marca crescesse 54% no território brasileiro, o que torna para a montadora , o maior crescimento de sua história no país, se era essa a intenção do marketing, de usar a polêmica para alavanca o crescimento da empresa, parece que essa história toda funcionou.

E para mostrar seu crescimento, novamente a agência Lew'Lara\TBWA entrou em ação ao criar um novo anuncio, para a Nissan, agora desta vez além de provocar a concorrência, a campanha também provoca o Conar, a peça criado especialmente para revistas e jornais, dizia a seguinte frase, "54% de crescimento nas vendas da Nissan - este anúncio o Conar não tira do ar".

E o anúncio "54% de crescimento nas vendas...", O Conar tirou! em menos de 48 horas a peça foi retirada de publicação e circulação, pois o anúncio infringiu o artigo 43 do conselho, e que diz o seguinte em seu parágrafo: Este código condena a publicidade que faça uso do símbolo oficial e do nome do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária o Conar, exceto em anúncios da própria entidade.

A agência em sua defesa, informou ao órgão que o anúncio foi dirigido aos profissionais de marketing, e não aos consumidores, e que não teve a intenção de denegrir o Conar, mas o relator recomendou a alteração da peça, o que foi aceito por unanimidade pelo jure.

Nesse caso a campanha não foi proibida, apenas foi feito o pedido de alteração da frase, mas o fato de ter que tirar o texto principal, " O Conar não tira do ar", é o mesmo que proibir a peça, a retirada dessa frase, mata a campanha em geral, mas enfim eu pergunto a todos que lerem esse tópico, essas campanhas, são provocativas contra o Conar e seus concorrentes?É apenas um jogo de marketing? Ou eles apostam que a polêmica vende?




Escrito por Rodrigo Gueiros para o Blog Publicidade sem Limites 
Contato: e-mail - rodrigogueiros@gmail.com  /  Twitter: @Rodrigo_Gueiros




2 comentários:

  1. kkk ..
    Na minha opinião eu acho que nesse caso a polêmica venceu. o/

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  2. Bom eu já penso que a Nissan vem vencendo nesse caso, pois realmente suas vendas cresceram muito, a estratégia vem funcionando

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